Novo Fiesta 2012: verificação do peso do motorista e 7 airbags
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Painel do novo modelo: tela de 4 polegadas e joystick para selecionar funções
New Fiesta Hatch 2012 traz sistema Sync, desenvolvido em parceria com a Microsoft, que compartilha contatos do celular e permite ligar apenas dizendo um nome
Você fala, o carro disca para quem você quiser. E até pergunta se o motorista quer ligar para o celular ou para a casa da pessoa. Assim é o sistema Sync, novidade do New Fiesta Hatch 2012, carro compacto, mas cheio de recursos tecnológicos, que a Ford lança em outubro no Brasil.
O sistema foi desenvolvido em parceria com a Microsoft e chega ao País já em português “brasileiro”. Com ele, é possível compartilhar em poucos segundos toda a agenda de contatos do smartphone, transferir automaticamente ligações do aparelho para o sistema de viva-voz, receber e enviar mensagens de texto sem soltar o volante e ouvir músicas do telefone nos alto-falantes do carro.
Para configuração inicial e algumas funções, ele conta com um visor de 4 polegadas, além de uma espécie de joystick no console central. Depois de “parear”o celular com o sistema via Bluetooth, ele passa a ser reconhecido pelo Sync, liberando as funções. Em um teste breve de discagem, ele identificou corretamente o comando (pronunciado de forma natural) e completou a ligação.
“É o carro para o early adopter, aquele consumidor que adora tecnologia. Ele já tem o iPhone 4, mas vai para fila para comprar o iPhone 5”, exemplifica Rodnei Ramos, coordenador de marketing da Ford.
Além da parte “multimídia”, o New Fiesta 2011 traz outras novidades tecnológicas pouco comuns em modelos nessa categoria de veículo. O peso do motorista e a posição do banco, por exemplo, são lidos automaticamente pelo carro, que transfere esses dados para o sistema de airbags (que conta com nada menos que sete módulos, na versão mais luxuosa do carro). Esses dados são importantes para regular o airbag de acordo com o perfil do usuário e a força do impacto em um acidente.
Para quem ainda tem dificuldade para sair com seu carro em ladeiras sem deixar o veículo ir para trás, o sistema de freios ABS traz o Assistente de Partida em Rampas. Ele identifica que o carro está em um piso inclinado e breca durante o tempo que o motorista tira o pé do freio e coloca no acelerador, impedindo o movimento indesejado.
E inclui Controle Eletrônico de Estabilidade, recurso que monitora a velocidade do veículo em cada roda, aceleração e inclinação, melhorando o controle em caso de derrapagem e evitando a perda de controle, segundo a fabricante.
Para desenvolver o novo veículo, a Ford contou também com o feedback das redes sociais. “Monitoramos os comentários, sugestões e críticas de consumidores no Facebook”, conta Ramos. “A ferramenta de mídia social é fundamental para saber o que esse cliente quer”, completa.
A inclusão dessas tecnologias, porém, inflou o preço do carro. A versão com o sistema Sync não sai por menos de 51 mil reais, com o modelo com o pacote completo (que inclui os sete airbags) ficando em quase 55 mil reais. O carro tem motor 1.6 e consumo estimado na estrada de 13,9 quilômetros por litro (11 km na cidade).
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